edilson12

O jornalista e escritor Edílson Pereira dos Santos, do jornal O Estado do Paraná, teve dois contos seus publicados no livro Concursos Literários 2006, que traz as publicações dos vencedores, menções honrosas e antologias do Concurso Nacional de Contos Newton Sampaio e do Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody, do ano de 2006. Os dois concursos têm categoria Paraná. Edílson ganhou o 6.º lugar como menção honrosa, na categoria nacional, pelo conto O parceiro, e o 5.º lugar, como menção honrosa, na categoria Paraná, por O maior pintor do mundo. Os vencedores foram anunciados em dezembro passado, pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, e o livro com os contos e poesias campeões acaba de ser lançado.

O jornalista, que também escreve peças de teatro e já teve duas delas premiadas pela Funarte – Fundação Nacional da Arte -, em 2003 e 2004, diz que todos esses prêmios o fazem sentir realizado. ‘É um reconhecimento do meu trabalho. Eu fico muito motivado por receber o reconhecimento de um concurso tão tradicional como esse’, diz ele. O concurso de contos Newton Sampaio e o de poesia Helena Kolody possuem um júri rigoroso da área de literatura, indicado pela Secretaria de Estado da Cultura, que já premiou escritores famosos, como Dalton Trevisan e Rubem Fonseca.

As inscrições para os concursos deste ano estão abertas até o dia 10 de setembro e cada candidato pode apresentar até três contos ou poesias inéditas, com tema livre. Os dois concursos premiarão seis autores (três em cada categoria) e darão mais dez menções honrosas aos concorrentes. O regulamento completo encontra-se disponível no portal da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (www.seec.pr.gov.br).

O Estado do Paraná – PR, Cláudia Pimentel Slaviero, 17/07/2007

FONTE: http://thacker.diraol.eng.br/mirrors/www.cultura.gov.br/site/2007/07/18/mencao-honrosa-para-o-escritor-edilson-pereira/

Written by edilsonpereira